sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Como curar as aftas na boca naturalmente


Aftas incomodam, doem e nos impedem de seguir as nossos tarefas diárias com tranquilidade.


Quem já teve ou tem corriqueiramente sabe o desespero que é ter aftas, mas é possível acelerar a cicatrização e ajudar com que se curem naturalmente e mais rápido sem gastar com remédios.

Quem usa aparelho costuma ter aftas com maior frequência por conta dos ganchos na boa e as constantes idas ao dentista.

Porém é indicado que, se você não usa aparelho e tem aftas com grande frequência, procure um médico para que ele avalie seu quadro e possa cuidar da sua saúde



1 – Antissépticos naturais

Sal é certamente o mais barato e fácil de encontrar, todo mundo tem em casa.

  • Basta misturar uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e
  • bochechar na boca, tendo cuidado para passar sempre no local da afta.
  • Cuspa a água e repita o processo três vezes ao dia, o sal vai ajudar a 
  • cicatrizar a afta mais rápido.


Outro antisséptico natural é o bicarbonato de sódio, porém nem todo mundo tem em casa, o bicarbonato pode ser usado para bochechar com água do mesmo jeito que o sal, ou pode ser preparada uma mistura de uma colher de chá de bicarbonato com a mesma quantidade de água e colocada diretamente na afta.

2 – Acalmando a dor

O incomodo da dor que as aftas causam podem ser acalmada com gelo mesmo, fazendo compressas rápidas ao longo do dia na região da afta, isso vai ajudar a diminuir o inchaço que elas causam e tranquilizar a dor.

Pode fazer quantas vezes precisar, mas não fique tanto tempo para não queimar a pele.
Chá preto também pode aliviar o desconforto, é muito simples. Faça o chá preto com um sachê em água fervente e deixe repousar, quando estiver morno aplique o sachê de chá preto diretamente na afta.

3 – Iogurte ajuda a prevenir e curar as aftas

Adicione a sua dieta um potinho de iogurte com bífidos ou probióticos todo dia, isso porque o iogurte ajuda a controlar a composição de PH da boca e assim controlar a formação de bactérias na boca.


O iogurte também ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo e por isso ajuda a evitar e também a curar as aftas na boca.