quinta-feira, 9 de julho de 2015

SEXUALIDADE e ADOLESCÊNCIA. Em tempos de DST, HIV e Hepatites virais.





Perguntas e respostas.



O que é adolescência?

É um período da vida que começa aos 10 anos de idade e vai até os 19 anos, segundo a organização mundial da saúde (OMS) , durante este período é comum que aconteçam mudanças físicas, psicológicas e sociais no jovem, mudando também comportamentos e visões de mundo.

Masturbação tira a virgindade?

NÃO Pois não é considerada uma relação sexual.


A relação sexual anal pode engravidar?

NÃO Pois não existe nenhuma ligação do ânus com útero. Porém, durante uma relação sexual anal é importante tomar cuidado para que o líquido seminal não escorra até a entrada da vagina.
Mas lembre-se: Mesmo não havendo o risco de gravidez é muito importante o uso da camisinha, pois existe chance de contrair DST / HIV / HEPATITES VIRAIS.

Existe alguma forma de saber se uma pessoa é portadora do vírus HIV , HEPATITES VIRAIS E SÍFILIS?

SIM Mas a única maneira de descobrir é por meio de teste.
Apenas pela aparência física é impossível, por isso a importância de fazer o teste e principalmente se prevenir com o uso da camisinha.

Deve-se usar camisinha também nas relações sexuais anal e oral?

SIM Pois tanto no sexo anal quanto no oral existe a possibilidade de contrair uma DST. E como sabemos, somente a camisinha oferece prevenção, devendo ser usada antes do contato do pênis com a vagina, ânus ou boca e também no contato boca-vagina.

É verdade que existe pessoas contaminadas com DST que não apresentam sintomas?

SIM Essas pessoas são chamadas de portadores assintomáticos. São pessoas infectadas que não apresentam manifestações da doença, mas que ainda assim são transmissores.

Mesmo sim liberar esperma, corre-se o risco de pegar alguma doença?

SIM Se houve o contato entre os órgãos sexuais ou troca de secreção com uma pessoa contaminada. Por isso é importante colocar a camisinha antes de qualquer contato entre o órgãos sexuais.

Se o sêmen estiver na perna ou na vulva da mulher é possível engravidar?

SIM Quando perto da entrada da vagina os espermatozóides podem subir até o útero e as trompas e fecundar o óvulo, caso a mulher esteja em período fértil.


Pode ocorrer gravidez já na primeira vez?

SIM Em todas as relações sexuais existe o risco de ocorrer uma gravidez, sendo que a mulher só pode engravidar se estiver em seu período fértil. Por isso, é importante se prevenir e usar camisinha, pois é o único método que previne das DST / HIV / HV  e também evita a gravidez não planejada.

Usar camisinha tira o prazer da relação sexual?

NÃO A camisinha pode até mudar um pouco a sensibilidade na relação sexual, mas não tira o prazer.

Qual é o melhor método anticoncepcional?

Não existe um método melhor do que outro, todos têm aspectos positivos e negativos. O melhor é aquele em qual ambos sentem mais confiança e conforto para usar. Mas é sempre importante procurar um serviço de saúde para receber as orientações necessárias e avaliar a saúde.

Como se proteger na hora de fazer sexo oral na mulher?

Pode-se usar a camisinha feminina ou até mesmo a masculina. cortando-a na lateral e fazendo um retângulo. O importante é cobrir toda a vulva para evitar qualquer contato com o órgão e a secreção da parceira. Pode-se usar também um plástico fino, daqueles usados para embalar alimentos.

Como colocar a camisinha?

Feminina



Masculina