quinta-feira, 11 de junho de 2015

Conta de luz deve subir 41% em 2015, diz Banco Central





O BC (Banco Central) divulgou, nesta quinta-feira (11), a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) da última reunião, realizada nos dias 2 e 3 deste mês, quando a taxa básica de juros, Selic, subiu para 13,75% ao ano. O relatório aponta que a gasolina, o botijão de gás e a energia elétrica vão pesar mais no bolso do brasileiro neste ano.
De acordo com o documento, a conta de luz vai ficar 41% mais cara. Enquanto a gasolina ainda vai subir mais 9,1%, e o preço do gás de bujão vai ficar 3% mais alto. A única queda prevista é a da tarifa de telefone fixo, que deve cair 4,4%.
Ao todo, o comitê espera que os preços administrados por contrato e monitorados pelo governo fiquem 12,7% mais caros neste ano, contra expectativa de alta de 11,8%. Para o próximo ano, o conjunto dos preços administrados deve subir 5,3%.
Mais uma vez, o Copom afirma que as informações disponíveis sugerem “certa persistência da inflação”, o que se reflete, em parte, na dinâmica dos preços no segmento de serviços e, “no curto prazo, o processo de realinhamento dos preços administrados”.
Fonte: R7