quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O que são cólicas menstruais? O que as provoca? Tratamentos naturais!



       Quando chega, é um verdadeiro tormento. Há quem desmaie de dor. A cólica menstrual é companhia tão indesejável como inevitável para muitas mulheres. Exibe causas mecânicas, hormonais e nervosas, que podem ser dribladas. 
Se esse é seu problema , veja aqui dicas naturais de como tratá-las.


O que são cólicas menstruais? o que as provoca?

     As cólicas são resultados de contrações dolorosas ou espasmos dos músculos do útero, durante a menstruação.
     O esforço para expulsar o fluxo menstrual, bem como um padrão anormal ou excessivo de contrações, é o que costuma desencadear cólicas.
      Por que o útero tem de se "esforçar"para jogar fora o material da menstruação, para isso há varias explicações.
       A primeira, de natureza mecânica, é fácil de entender: o canal de saída é estreito demais, e o útero tem de se contorcer para expelir a menstruação. Esse problema costuma ser resolvido depois do primeiro parto, quando o cerviz uterino se dilata a passagem do bebê.
       Mas há causas mais complicadas, relacionadas a hormônios e influências nervosas. Há mulheres especialmente sujeitas a cólicas, que encaram a menstruação como verdadeiro suplício.

                                      
       

   A ovulação e a menstruação

 O ciclo menstrual é um fenômeno extremamente complexo, que envolve inúmeros mecanismos hormonais e nervosos. São múltiplas as possibilidades de perturbação.
   Logo depois da menstruação aumenta no sangue o nível de estrógeno, hormônio sexual feminino, que age sobre o útero e o ovário, a fim de prepará-los para o novo ciclo.
O revestimento interno do útero começa a inchar, e o óvulo, no ovário,começa a amadurecer. Depois de duas semanas tudo está preparado para a libertação e a recepção do óvulo, e uma possível fertilização que, se não acontecer, resultará na desintegração do óvulo na trompa. A medida que se aproxima a menstruação, os níveis de estrogênio continuam aumentando, seguidos de outro hormônio , a progesterona, que age sobre todo o corpo, preparando-o para uma possível gravidez. Entretanto, quando o organismo "entende" que, definitivamente, não haverá gravidez, os níveis de ambos os hormônios decaem bruscamente, provocando a perda de todo o material destinado a gestação, fenômeno no a que chamamos de menstruação.


Tratamentos Naturais

Compressas: Compressas no local com bolsas de água quente ajudam a aliviar as dores. Quando o assunto é combater a cólica. Fazer compressa quente para aliviar as dores é um método simples e é muito eficiente¹. Basta esquentar uma bolsa térmica ou uma toalhinha umedecida, colocar sobre a região afetada.

Camomila: Uma colher das de sopa da planta para 300 ml de água.
Derramar água fervente sobre a planta. Deixe esfriar. Coar e tomar duas a três xícaras por dia.

Capim-limão: Derrame meio litro de água fervente sobre duas colheres das de sopa das folhas picadas. Deixe esfriar, tomar de duas a três xícaras por dia.
Alecrim: Uma colher das de sopa da planta para 300 ml de água. Ferver. Deixe esfriar. coe e tome de duas a três xícaras por dia. CUIDADO! Planta potencialmente abortiva. Se há possibilidades de gravidez, não usar.

Angélica: Uma colher das de sopa de sementes de angélica para 500 ml de água. Ferver e coar. Duas as três xícaras ao dia. Não usar as folhas frescas. ATENÇÃO: Planta abortiva.

Espero ter ajudado com as dicas.

 Bjsss no ♥.