sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Hipertensão Arterial - Quem se cuida vive mais.

                              

Olá...

Hoje vim falar sobre hipertensão arterial (pressão alta).
Resolvi falar sobre essa doença porque minha mãe deu AVC  (derrame) por conta da pressão alta, ela ficou com o lado esquerdo parcialmente paralisado.
Minha mãe nunca se cuidou, comia comidas com alta quantidade de sal, gorduras, enfim...
Por isso resolvi com partilhar com vocês alguns cuidados que podemos ter para evitar a pressão alta.

O que é hipertensão arterial?

   É a elevação anormal da pressão nas artérias, ou "pressão alta". Sabe-se que a elevação constante da pressão é um fator de perigo para as doenças do coração e dos vasos. O sangue que se arrasta com força exagerada pelos vasos provoca, aos poucos, lesões em sua sensível parede, e favorece o acúmulo de substancias gordurosas e coágulos, com inevitável destruição das artérias e veias, processo a que chamamos aterosclerose.
   A hipertensão arterial pode sintoma de outra doença, tratando-se, então, de hipertensão arterial secundária.
   Há pessoas especialmente propensas a hipertensão, sendo o principal pela genética. O estilo de vida também é uma das causas mais prováveis, como a má alimentação, uso exagerado de sal, café, açúcar, gorduras, estresse, cigarro, e a obesidade são fatores que propiciam a pressão alta, ou a agravam. Certos distúrbios renais e hormonais também levam a essa doença.

Sinais e complicações

    Alguns dos sinais da hipertensão são: dor na nuca, tontura, palpitações, cansaço fácil. 
 As complicações da hipertensão não tratadas podem ser graves. Incluem complicações ateroscleróticas e lesões em diferentes órgaõs, como cardio megalia (aumento do coração), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), retinopatia (doença de retina), acidente vascular encefálico (derrame cerebral) e insuficiência renal.
     É muito importante estar verificando a pressão regularmente, mesmo que não haja quaisquer sinais de anormalidade.
     A pressão normal em torno de 120 por 80 mmHg (12 por 8). Há, entretanto, pessoas que normalmente apresentam pressão mais baixa, como 110 por 70 mmHg (11 por 7). Valores como 130 por 90 Podem não representar problema para pessoas de mais idade.
     
Alimentos que devem ser evitados

   Latarias e outras conservas, embutidos, queijos, produtos defumados ou em salmoura devem ser cortados. Todo cuidado é pouco com biscoitos, farinhas, laticínios, produtos de panificação e outros produtos industrializados, que contêm muito sal. Até doces e conservas são contra-indicados. O sal se o caso for grave, deve ser cortado por completo. Em casos controlados, pode usar um pouco de sal. A dieta deve conter frutas, hortaliças e outros alimentos naturais. Nada de frituras, lanches ligeiros, refrigerantes, gorduras e etc.

Sugestões naturais para controlar a pressão arterial
    
* Pepino -  Ótimo regulador da pressão arterial. Tomar suco de pepino : bater no liquidificador e coar. Tomar um copo por dia.

* Chuchu - Incluir liberadamente chuchu na alimentação. Chá dos broto do chuchuzeiro também é indicado ( duas xícaras diárias; uma colher das de sopa dos broto para 250 ml de água: derrame água fervendo sobre os broto).

* Alho - Recomenda-se a água de alho ( amassar três dentes de alho em 300 ml de água e deixar em repouso por algumas hora; tomar duas xícaras diárias). 

 É muito importante sempre manter acompanhamento médico.


Bjsss no ♥