quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Auto-exame das mamas



Hoje vamos falar sobre a importância do auto-exame de mamas


    Quando se descobre a doença no seu inicio, o prognóstico é muito favoravel. Por isso, é muito importante realizar um auto-exame mensal após a mesntruação. Tome isso por hábito. Cerca de 80 % dos casos são diagnosticados pela própria mulher com a simples palpação, para verificar se há "caroços" na mama e/ou nas axilas, ou se o seio está grande e inchado, ou se há depressões ou locais aumentados. Deve se também apertar delicadamente o mamilo para ver se há secreção ou sangramento. 
A mamografia deve ser realizada de dois em dois anos, ou conforme orientação médica, já a partir dos 35 anos, especialmente se há casos da doença na família.

Como realizar o auto-exame?

1° – Observação em frente do espelho

Posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios, primeiro com os braços caídos, depois com as mãos na cintura fazendo força nas mãos e, por fim, com elas atrás da cabeça, observe tamanho, posição, forma da pele, aréola e mamilo. Faça o mesmo controle com os braços levantados e mantidos atrás da cabeça. Pressione o mamilo suavemente e veja se dá saída a qualquer líquido.

2 – Palpação de pé

Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mãos sobre as mamas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências.
Palpe também a axila e o pescoço. Não se esqueça, todo o seio deve ser palpado, mas dê particular atenção ao quadrante superior-externo. Repita as mesmas manobras para a mama direita.

3 – Palpação deitada

Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado. Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares. Apalpe a metade externa da mama que, em geral, é mais consistente. Apalpe, agora, as axilas.
Caso note alguma alteração antes da menstruação, não se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruação. Se a alteração persistir procure o seu Médico. Esclareça com ele todas as dúvidas que tem sobre os seus seios e sobre o auto-exame. Se o auto-exame é normal, o exame Médico deve ser anual.
   - Nem todo caroço é câncer.
A displasia é um espessamento dos tecidos mamários devido a desequilíbrios hormonais. Ocorre dor, sensação de peso e formação de nódulos, principalmente antes da menstruação. Os fibroadenomas são tumorações benignas, de crescimento lento, que aparecem mais em jovens. São nódulos endurecidos, bem delimitados, móveis a palpação, que não causam retração na superfície da mama. A maior parte dos tumores detectados com a palpação é fibroadenomas.
Bora fazer o auto-exame meninas?

Bjssss no ♥ suas lindas.